Agora você poderá fazer transações bancarias pelo Facebook
Um dos maiores Bancos do Brasil o famoso BB (Banco do Brasil) anunciou nesta quinta-feira (22) uma parceria com uma das maiores redes sociais do mundo o Facebook, que permitirá clientes a fazerem transações financeiras pelo aplicativo de bate-papo Menssenger.
Eles em parceria vão usar a inteligencia artificial do Watson, da IBM.
Watson
O Banco do Brasil já trabalha com o Watson como seu sistema de inteligência artificial no serviço de atendimento ao cliente via bate-papo no site desde fevereiro de 2017. Desde a implantação do Watson, o BB investiu R$ 14 milhões.
Em agosto do ano passado, o banco passou a usar o Watson em atendimentos pelo Messenger. Mas o que ele fazia é tirar dúvidas pontuais sobre assuntos desde conta corrente até solução de dívidas.
Desde que passou a ser usado no app de bate-papo do Facebook, em agosto de 2017, o sistema da IBM já atendeu 60 mil clientes.
Ainda que não fizesse operações relacionadas com informações dos clientes, já era responsável por 70% do atendimento do banco pelo Facebook.
Eles poderão:
- consultar extrato da conta corrente;
- checar a fatura do cartão de crédito;
- solicitar a 2ª via do cartão de crédito e ativa-la.
A intenção é liberar também a consulta do saldo da poupança e de recursos investidos em fundos nos próximos dias. No futuro, o Banco do Brasil vai usar inteligência artificial para fazer sugestões de investimento.
Todas essas operações poderão ser feitas sem a necessidade de abrir o aplicativo ou o site do banco. No primeiro momento, a ferramenta será liberada como um teste para um grupo de mil clientes.
Segundo Gustavo Fosse, diretor de tecnologia do BB, a ferramenta terá as 50 maiores transações feitas pelos clientes do banco.
Como funciona
O que o BB está fazendo é usar robôs chamados de chatbot. Eles são máquinas inteligentes que funcionam apenas em aplicativos de bate-papo para atender pedidos.
O Watson, sistema da IBM que possui inteligência cognitiva, será usado para entender o que as pessoas digitarem.
Após entrar em contato com o chatbot do BB, o cliente sua conta e agência do banco.
Depois de selecionar o tipo de transação que quer, tem de informar a senha. Para aumentar a segurança da operação, o banco envia um código para o celular cadastrado. Somente após inserir os oito dígitos, o chatbot do BB exibe as informações solicitadas.
Depois de 10 minutos, os clientes têm de informar novamente senha e um novo código de segurança.
Pioneiro no mundo
“O que a gente está fazendo aqui é deixar de pensar na geração de canais e nos inserirmos na realidade dos nossos clientes”, afirma Paulo Caffarelli, presidente do BB.
“Quando criamos o app, simplesmente mudamos o canal. As pessoas continuaram a procurar o banco, mas via app. O que mudou é que a gente vai participar da vida das pessoas”, explica Gustavo do Vale, vice-presidente do BB.
“Ele não precisará vir ao banco nem de maneira digitais”, completa Fosse. Segundo ele, o Banco do Brasil é o primeiro no mundo a permitir transações pelo Facebook.